Olho Grego: a história mística por trás do amuleto » Blog Arrais Joalheria
Loading...

Olho Grego: a história mística por trás do amuleto

Um dos amuletos mais famosos e desejados mundo afora, o Olho Grego ganha os holofotes neste início de ano e é uma das tendências para o verão 2021. 

Também chamado de Olho Turco, Nazar Bancugu, Olho do Oriente e Olho Místico, trata-se de um talismã muito antigo. Há indícios desse símbolo no Egito e na Síria, revelando que sua origem se deu entre 1.500 e 5.000 a.C. 

Acredita-se que ele traz proteção contra inveja e mau olhado, absorvendo as más energias. O olho também pode simbolizar o olhar de Deus que ilumina e protege as pessoas.

Quer saber mais sobre um dos mais místicos talismãs? Então, confira esse artigo.

Cor e charme típicos do verão. A combinação que vai te fazer brilhar os olhos

A história do Olho Grego

Muito popular na cultura islâmica, a lenda do olho grego nasceu com a história de um rapaz invejoso que tinha o poder de explodir pedras somente com a força do olhar. 

Por isso, algumas populações e religiões passaram a acreditar que o poderoso talismã poderia proteger as pessoas contra as forças do mal e os sentimentos negativos.

De acordo com historiadores, foi em 3.300 a. C., na cidade de Tell Brak, Mesopotâmia (Síria), que a primeira referência do olho grego foi registrada. 

O formato mais parecido com o atual, no entanto, foi encontrado em 1.500 a. C, em escavações no Egito. Mas foram tribos turcas que iniciaram a fabricação do amuleto a partir do vidro. 

Requinte e bom gosto pelos deuses do Olimpo

As aplicações do amuleto em joias e outras peças

As lendas místicas que envolvem o olho grego e a beleza de suas cores levaram muitas culturas a aplicar o amuleto em peças de decoração, vestuário e joias

Inclusive, é muito comum na Turquia a tradição de presentear com o olho grego recém-nascidos, já que existe a crença de que crianças pequenas são mais suscetíveis a mau olhado e quebranto.

A verdade é que, hoje, mais do que a proteção mística, o talismã se tornou acessório de moda indispensável para muitas pessoas. 

Tendência para um verão requintado e cheio de proteção

Pois é. Ele voltou e está com tudo neste verão. As joias com Olho Grego são versáteis e estão super em alta. Além do significado místico do amuleto, os tons de azul ajudam a compor looks despojados e cheios de personalidade, para um verão com estilo, cores e muita energia positiva.

Conheças as joias com Olho Grego da Arrais

Para o início de um novo ciclo, uma seleção especial para você. Muita sorte e proteção neste ano cheio de esperança